Ver ofertas na Amazon Ver ofertas na Amazon

Lançadas em 2002, GPUs ATI R300 ainda tem seu driver de código aberto aprimorado

Lançadas em 2002, GPUs ATI R300 ainda tem seus drivers de código aberto aprimorados

Lançada em meados de agosto de 2002 e desenvolvida pela ATI Technologies, a R300 é a terceira geração de GPU usada nas placas gráficas Radeon. Graças a comunidade de código aberto, especialmente aqueles que trabalham na biblioteca gráfica Mesa, mais de 20 anos após o lançamento da GPU, seu driver open source no Linux ainda recebe atualizações e aprimoramentos.

Trata-se do driver R300g, presente na biblioteca gráfica Mesa, que suporta placas de vídeo da série Radeon R300 até a R500 (série Radeon X1000). Os trabalhos em melhorias e correções para o driver tem durado bastante tempo, possibilitando que o suporte para hardwares da série pré-R600 fique cada vez melhor.

Contudo, o driver continua recebendo refinamentos ocasionais para otimizar o desempenho, corrigir bugs ocasionais que surgem com o tempo ou se adaptar a novas interfaces/recursos do Mesa, como a transição para a representação intermediária NIR.

O driver open source é a melhor escolha

Na última década, muitas das melhorias do R300g vieram da comunidade de código aberto, com engenheiros da AMD focados principalmente na geração atual e no hardware futuro.

O suporte ao driver proprietário para hardware da ATI/AMD Radeon para as séries R300 a R500 — e algumas GPUs mais recentes — está em modo de manutenção há muito tempo, o que significa que não haverá mudanças. Com isso, o suporte open source acaba sendo a melhor opção.

Aprimoramentos para sombreadores de vértice

As mudanças implementadas na última quinta-feira (5) para o driver R300g está implementando mais redução de NIR para sombreadores de vértice. O desenvolvedor independente de código aberto Pavel Ondračka explica:

“Este MR move a maior parte da redução de back-end restante para o NIR. Em termos de shader-db, isso é uma vitória para o R500 [...], e principalmente até mesmo no R300, veja commits individuais para estatísticas detalhadas.”

Caso você ainda esteja usando alguma placa de vídeo da série R300 a R500, saiba que este trabalho adicional de redução do NIR para o driver R300g será encontrado na versão estável do Mesa 24.0, que deve chegar ainda neste trimestre.

FONTE: Phoronix

Os livros mais vendidos na Amazon.